Geomarketing: a ferramenta de sucesso para o seu empreendimento

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O geomarketing utiliza dados de localização em tempo real para análise de mercado e definição de estratégias, permitindo aos gestores identificar oportunidades de negócios,  personalizar suas campanhas e elaborar planos de negócios cada vez mais certeiros

Atualmente, as empresas têm uma informação valiosa para segmentar seu público, elaborar projetos de expansão e  definir suas estratégias de marketing de forma mais assertiva: a localização das pessoas.Através dos dados móveis, endereço de IP e GPS, as pessoas fazem check-in em diversos lugares, compartilham dados sobre seus hábitos de consumo, rotina, comportamento e interesses.…

O que é geomarketing?

Apesar da popularização do geomarketing ser um fenômeno recente, a verdade é que essa estratégia já era utilizada há muito tempo, só que com o nome de foco de atuação de um negócio, em que as empresas coletavam informações sobre o comportamento da população, e também em relação às vendas de seus produtos em diferentes regiões.

Os resultados eram usados para criar estratégias de sucesso e direcionar a distribuição, e  com a expansão da tecnologia, esse trabalho ficou mais aperfeiçoado, criando análises cada vez mais inteligentes e elaborando relatórios cada vez mais melhores.

Esse aprimoramento, transformou o modo que as análises de público e que estratégias de marketing eram feitas. Atualmente, essa ferramenta vem sendo utilizada para diversos objetivos, para diferentes regiões e públicos.

Com o uso do geomarketing,  você consegue, por exemplo, descobrir a localização onde há uma maior concentração do seu potencial consumidor, determinar sua classe social, rotina, seus hobbies e hábitos de consumo de vida e consumo. 

Além disso, com essas informações, você conhece seu público mais profundamente, abrindo a possibilidade por exemplo,  de fazer uma análise do caminho percorrido pelos seus potenciais clientes, e a partir dos resultados, definir os lugares de maior potencial para uma campanha de outdoors, , ou então enviar promoções quando eles estiverem nas proximidades do seu estabelecimento.

Entendendo a importância do geomarketing para o seu negócio

Além de todas as possibilidades de sucesso apresentadas, o uso do geomarketing é de extrema importância para a tomada de decisões mais seguras. Para isso, em algumas etapas dos processos, a utilização dessa ferramenta é indispensável.

Veja abaixo, quais momentos que o uso do geomarketing é indispensável:

1- Segmentação poderosa e eficaz

A capacidade de segmentar o público-alvo de forma completa e detalhada é uma das principais características do geomarketing. 

A aplicação das ferramentas de inteligência geográfica, determinam a localização exata, rota e interesse dos clientes. Fazendo com que as estratégias sejam mais aprofundadas e certeiras.

2 – Conhecer o perfil da região

Cada região, cidade ou bairro tem características próprias:  os moradores, as pessoas que trabalham ali, quem passa por ali, mas não mora, os hábitos de consumo da região e assim por diante.

Essas características formam o perfil da região, e é muito importante  ter conhecimento desses detalhes na hora de abrir seu negócio. Desse modo, o geomarketing pode ser muito útil. 

3- Relacionamento com os clientes mais humanizado

Com o geomarketing, o relacionamento com os clientes vai mudar para muito melhor. Pois, sabendo onde está o cliente e qual o seu comportamento em cada local, você pode enviar mensagens mais convenientes e personalizadas, além de veicular suas campanhas em horários e momentos oportunos.

Desse jeito, a aproximação com o cliente se torna muito mais fácil.

4- Apoio à gestão comercial

O geomarketing também pode ser usado pela gestão comercial,  para otimizar a rede de distribuição, alinhar a força de vendas e ajustar a quantidade de produtos de cada unidade, por exemplo. 

 Com os dados de localização, a inteligência comercial da empresa pode calcular as melhores rotas, definir metas alcançáveis  e detectar novas oportunidades  por  região.

5- Aumento das taxas de conversão

É fato, que uma comunicação mais bem direcionada e ultra segmentada aumenta seu potencial de conversão. Com o geomarketing,  é possível você atingir os consumidores na hora e nos lugares certos, se aproveitando desses momentos para estabelecer uma comunicação eficaz com eles.

Conclusão

Os tempos mudaram, e se antes, a preocupação das empresas era voltada para o local do seu negócio, hoje independente de onde você estiver,  é preciso mirar o foco onde está localizado o consumidor.  E assim, a tecnologia com base na localização abre um universo de possibilidades para os empreendimentos, trazendo uma ferramenta inovadora, que vai revolucionar o seu negócio.

E aproveitando que estamos falando tanto sobre inovação e identificação de oportunidades através do geomarketing, acesse o nosso site e conheça a Lidra. Nós utilizamos a inteligência do mercado e ciência de dados (inclusive o geomarketing é umas das nossas principais ferramentas) para desenvolver e operar negócios imobiliários. 

Você vai se surpreender com as estratégias incríveis que vamos criar com o geomarketing para o do seu negócio.

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