O geomarketing utiliza dados de localização em tempo real para análise de mercado e definição de estratégias, permitindo aos gestores identificar oportunidades de negócios, personalizar suas campanhas e elaborar planos de negócios cada vez mais certeiros
Atualmente, as empresas têm uma informação valiosa para segmentar seu público, elaborar projetos de expansão e definir suas estratégias de marketing de forma mais assertiva: a localização das pessoas.Através dos dados móveis, endereço de IP e GPS, as pessoas fazem check-in em diversos lugares, compartilham dados sobre seus hábitos de consumo, rotina, comportamento e interesses.…
O que é geomarketing?
Apesar da popularização do geomarketing ser um fenômeno recente, a verdade é que essa estratégia já era utilizada há muito tempo, só que com o nome de foco de atuação de um negócio, em que as empresas coletavam informações sobre o comportamento da população, e também em relação às vendas de seus produtos em diferentes regiões.
Os resultados eram usados para criar estratégias de sucesso e direcionar a distribuição, e com a expansão da tecnologia, esse trabalho ficou mais aperfeiçoado, criando análises cada vez mais inteligentes e elaborando relatórios cada vez mais melhores.
Esse aprimoramento, transformou o modo que as análises de público e que estratégias de marketing eram feitas. Atualmente, essa ferramenta vem sendo utilizada para diversos objetivos, para diferentes regiões e públicos.
Com o uso do geomarketing, você consegue, por exemplo, descobrir a localização onde há uma maior concentração do seu potencial consumidor, determinar sua classe social, rotina, seus hobbies e hábitos de consumo de vida e consumo.
Além disso, com essas informações, você conhece seu público mais profundamente, abrindo a possibilidade por exemplo, de fazer uma análise do caminho percorrido pelos seus potenciais clientes, e a partir dos resultados, definir os lugares de maior potencial para uma campanha de outdoors, , ou então enviar promoções quando eles estiverem nas proximidades do seu estabelecimento.
Entendendo a importância do geomarketing para o seu negócio
Além de todas as possibilidades de sucesso apresentadas, o uso do geomarketing é de extrema importância para a tomada de decisões mais seguras. Para isso, em algumas etapas dos processos, a utilização dessa ferramenta é indispensável.
Veja abaixo, quais momentos que o uso do geomarketing é indispensável:
1- Segmentação poderosa e eficaz
A capacidade de segmentar o público-alvo de forma completa e detalhada é uma das principais características do geomarketing.
A aplicação das ferramentas de inteligência geográfica, determinam a localização exata, rota e interesse dos clientes. Fazendo com que as estratégias sejam mais aprofundadas e certeiras.
2 – Conhecer o perfil da região
Cada região, cidade ou bairro tem características próprias: os moradores, as pessoas que trabalham ali, quem passa por ali, mas não mora, os hábitos de consumo da região e assim por diante.
Essas características formam o perfil da região, e é muito importante ter conhecimento desses detalhes na hora de abrir seu negócio. Desse modo, o geomarketing pode ser muito útil.
3- Relacionamento com os clientes mais humanizado
Com o geomarketing, o relacionamento com os clientes vai mudar para muito melhor. Pois, sabendo onde está o cliente e qual o seu comportamento em cada local, você pode enviar mensagens mais convenientes e personalizadas, além de veicular suas campanhas em horários e momentos oportunos.
Desse jeito, a aproximação com o cliente se torna muito mais fácil.
4- Apoio à gestão comercial
O geomarketing também pode ser usado pela gestão comercial, para otimizar a rede de distribuição, alinhar a força de vendas e ajustar a quantidade de produtos de cada unidade, por exemplo.
Com os dados de localização, a inteligência comercial da empresa pode calcular as melhores rotas, definir metas alcançáveis e detectar novas oportunidades por região.
5- Aumento das taxas de conversão
É fato, que uma comunicação mais bem direcionada e ultra segmentada aumenta seu potencial de conversão. Com o geomarketing, é possível você atingir os consumidores na hora e nos lugares certos, se aproveitando desses momentos para estabelecer uma comunicação eficaz com eles.
Conclusão
Os tempos mudaram, e se antes, a preocupação das empresas era voltada para o local do seu negócio, hoje independente de onde você estiver, é preciso mirar o foco onde está localizado o consumidor. E assim, a tecnologia com base na localização abre um universo de possibilidades para os empreendimentos, trazendo uma ferramenta inovadora, que vai revolucionar o seu negócio.
E aproveitando que estamos falando tanto sobre inovação e identificação de oportunidades através do geomarketing, acesse o nosso site e conheça a Lidra. Nós utilizamos a inteligência do mercado e ciência de dados (inclusive o geomarketing é umas das nossas principais ferramentas) para desenvolver e operar negócios imobiliários.
Você vai se surpreender com as estratégias incríveis que vamos criar com o geomarketing para o do seu negócio.
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