Gestão empreendedora: o que considerar para a sua loja?

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A gestão empreendedora é o conjunto de ações e estratégias utilizando todos os recursos disponíveis para gerir de forma eficiente uma empresa.

Para o sucesso de uma loja, tão importante quanto aplicar os recursos financeiros e elaborar estratégias de marketing, é fazer um planejamento que vise otimizar os resultados, trabalhando com foco no fortalecimento da marca, na busca por novas tecnologias e outras soluções criativas e inovadoras.

Esse não é um trabalho simples, concorda? E é nesse ponto que a gestão empreendedora pode te ajudar, incorporando em seus métodos a proatividade e criatividade do empreendedorismo com as técnicas gerenciais já conhecidas.

Continue lendo e saiba o que de fato é a gestão empreendedora.

O que é gestão administrativa empreendedora?

O principal objetivo da gestão empreendedora é fazer com que a empresa cresça e alcance suas metas, usando três principais tipos de recursos: humanos, estruturais e financeiros.

Um dos aspectos mais importantes da gestão empreendedora é sua adaptação às mudanças sociais e de mercado, e nesse sentido, ela incorpora atualmente diversas práticas que formam um ambiente criativo, inovador e engajado, com uma equipe motivada e comprometida, fazendo com que os processos gerenciais e vendas apresentem melhores resultados.

A ideia central desta gestão é trazer para suas práticas a atitude empreendedora e assim ser inovadora e capaz de entender as necessidades do mercado, e a partir daí, oferecer produtos e serviços que façam sentido para os consumidores.

Ligada a isto, traz consigo características comuns de processos gerenciais já conhecidos, fazendo com essa fusão traga resultados promissores para todos os âmbitos da loja,

A fusão entre empreendedorismo e gestão gera diversas outras características, que são importantes diferenciais para sua loja. Leia abaixo:

Características da gestão administrativa empreendedora

Valorização humana

Quando você está trabalhando com uma equipe, você quer estar cercado de pessoas motivadas e entusiasmadas com o trabalho que fazem.

É importante que os colaboradores sintam que suas idéias são importantes e que tenham liberdade para contribuir com seus pensamentos sem medo de represálias.

Valorize as pessoas que trabalham com você!

Incentive os membros de sua equipe a dar idéias e apontar soluções. Você verá que a cultura da valorização humana renova as energias no trabalho, faz com que todos se sintam realizados, motivados e com propósitos.

Ousadia e inovação

Atualmente, as empresas devem estar em constante mudança e inovando para oferecer melhores serviços e experiências para clientes e colaboradores.

Mudar estratégias e o modo de organização dos processos, visando melhorias é importante para que as coisas continuem funcionando bem. 

O importante é sempre buscar novas técnicas e tendências do seu mercado, estudar e colocar em prática. Afinal, o que faz uma gestão empreendedora ter efetivo sucesso é o conjunto de ideias e ações.

Habilidade de planejamento e otimização de tempo

Para otimizar o tempo, o melhor a ser feito é planejar como as coisas serão feitas. 

Para isso, monte tabelas e planilhas específicas para tudo que julgar necessário: gastos, lucros, ticket médio, entre outros. 

Além disso, você pode também contar com programas especializados ou softwares especializados, que poderão te entregar tudo pronto.

O que considerar da gestão empreendedora para a sua loja?

Simplificação de processos

A simplificação de processos pode acontecer de diversas formas: comunicação efetiva com a equipe, melhor direcionamento de funções, relatórios, etc. Porém, os recursos tecnológicos, que é um dos responsáveis por oferecer mais praticidade na rotina administrativa.

Um software de gestão financeira, por exemplo, ajuda você a gerenciar as contas de forma simples e automática, fornece informações para a contabilidade e emite relatórios com precisão.

Alguns softwares são conhecidos por facilitar e desburocratizar a vida do empreendedor, alguns deles são:

Gestão Click

O Gestão Click é um software de gestão empresarial online que integra várias áreas (vendas, estoque, financeiro) de MEIs, micro, pequenas e médias empresas.

Entre suas principais funcionalidades e vantagens estão: gestão comercial completa, acessos simultâneos ilimitados, integração contábil e suporte gratuito.

Omie 

Omie ERP é um sistema de gestão capaz de atender qualquer tamanho de empresa, de qualquer segmento. 

Ele possui funcionalidades completas e integradas entre todos os módulos do sistema, além de uma loja de aplicativos com várias extensões para deixar o seu ERP ainda mais completo.

SAP

O SAP é um dos líderes mundiais de desenvolvimento de softwares para gerenciamento de processos de negócios, ajudando a gerenciar os dados das empresas.

Por exemplo, gerencia se a empresa tem estoque, materiais, produtos. Então, tudo que engloba os processos empresariais, o SAP auxilia a administrar.

TOTVS

A Totvs por sua vez, é uma empresa brasileira especializada em tecnologia e desenvolvimento de soluções para empresas. 

Resumidamente, a empresa trabalha na criação de sistemas de gestão que atende empresas dos mais diversos segmentos e portes.

Marketing digital

Atualmente, esse investimento é essencial para qualquer estabelecimento. Além de atrair novos clientes, e com as estratégias corretas é possível reforçar a marca e fazê-la ser vista como autoridade no assunto.

Uma das ferramentas mais importantes do meio digital e que pode representar um grande sucesso ou fracasso de uma empresa é o Google Meu Negócio.

Para se ter uma ideia, dados levantados pela pesquisa realizada pela Provokers, revelaram que 8 a cada 10 pessoas usam o Google para pesquisar sobre empresas e 95% usaram a plataforma em 2020 para comparar negócios.

Além disso, a plataforma oferece inúmeras outras vantagens como:

Aumento da presença online

Com o cadastramento da sua empresa na plataforma, uma quantidade maior de pessoas irá  encontrar sua empresa ao realizar uma pesquisa no Google. 

Ou seja, o aumento da sua presença digital passa a ser muito maior ao apostar no Google Meu Negócio, sobretudo porque com boas estratégias de marketing,  sua empresa poderá aparecer na primeira página dos resultados.

Análise de dados

O Google Meu Negócio disponibiliza diversas informações sobre a performance da empresa na plataforma. 

É possível analisar a quantidade de pessoas que ligaram para sua empresa usando o número de telefone exibido nos resultados, quantos solicitaram a rota pelo mapa, qual a localidade dos usuários, entre outros. 

Todos esses dados fornecem insights importantes para que você possa sempre melhorar suas estratégias e informações disponibilizadas na plataforma.

Maior interação com o seu público

A plataforma permite que o público deixe comentários com ideias, opiniões, críticas e perguntas no perfil da sua empresa. 

Isso faz com que exista uma maior interação com o seu público, já que você também poderá respondê-los. A interação entre empresa e usuário pode aumentar sua reputação, além de criar uma maior aproximação com seu público atual e em potencial.

Foco nos objetivos 

Você deve saber para onde seu negócio está sendo direcionado, para não ser arrastado para onde a maré te levar. 

Foque em objetivos que promovam o crescimento da sua loja, nos períodos de curto, médio e longo prazo. 

Essas metas devem ser específicas, mensuráveis, plausíveis, relevantes e oportunas. Elas servirão de referência para você saber se deve agir ou poder priorizar outra tarefa.

Implementação de novas tecnologias

Como dissemos anteriormente, adotar uma nova tecnologia é de extrema importância, porém pode ser assustador. 

Mas usar a tecnologia certa simplificará o seu trabalho. Você poderá gastar menos tempo em tarefas rotineiras e dedicar mais atenção à sua equipe e aos clientes. Algumas tarefas que podem ser simplificadas com uso da tecnologia:

•  Inventário

•  Acompanhamento de vendas

• Escala de colaboradores

•  Gestão financeira

Uso de dados a favor da loja

Os dados desempenham um papel de extrema importância na administração de uma loja. Eles informam se você está alcançando seus objetivos ou não. Podem ser feitas através das informações coletadas de diferentes sistemas, como:

  • •  Gerenciamento de vendas
  • •  Gerenciamento de força de trabalho
  • •  Sistema de folha de pagamento

O ideal é que  seus sistemas interajam perfeitamente para te mostrar o que realmente está acontecendo e se você está cumprindo seus objetivos, para que a partir disso, você consiga traçar novas estratégias.

Conhecimento do público e da concorrência

Quando o empreendedor abre uma loja, ele precisa saber quem são seus concorrentes e seu público-alvo, para que seus produtos sejam direcionados de forma correta e sejam elaboradas estratégias competitivas.

Atualmente, Isso só é possível através da união de vários fatores, que serão possíveis apenas com a implementação de gestão empreendedora no seu negócio.

Gostou de saber sobre gestão empreendedora? Agora que você entende a eficácia desse método,  coloque tudo isso em prática no seu negócio, esteja à frente de seus concorrentes e faça da sua loja um sucesso.

Nós da Lidra podemos te ajudar com isso. Nós planejamos e desenvolvemos centros comerciais com base na ciência de mercado e base de dados. Além disso, comercializamos os espaços dedicados a lojas, fazendo um mix de compras, lazer e serviços.

Para o sucesso de uma loja, tão importante quanto aplicar os recursos financeiros e elaborar estratégias de marketing, é fazer um planejamento que vise otimizar os resultados, trabalhando com foco no fortalecimento da marca, na busca por novas tecnologias e outras soluções criativas e inovadoras. Esse não é um trabalho simples, concorda? E é nesse…

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