Como definir o melhor ponto comercial para o seu empreendimento?

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Ter um bom ponto comercial pode ser determinante para o sucesso do seu empreendimento. Portanto, quando se trata de escolher onde abrir seu negócio, não vá pela intuição.

Em uma entrevista para a revista Exame, Filomena Garcia, sócia do Grupo Cherto, diz que o ponto comercial pode representar até 50% do sucesso de um empreendimento, dependendo do setor de atuação. “Menos ou mais, o ponto sempre vai ser algo que você tem de cuidar, tanto quanto sua marca”, afirma. A outra metade do…

Qual a importância do ponto comercial?

Você sabia que um ponto comercial é muito mais do que apenas a localização?

Nós da Lidra Real, acreditamos que o ponto comercial não é apenas o endereço do seu empreendimento, mas também o reconhecimento público do espaço em que ele está localizado e sua capacidade de gerar oportunidades para o empreendimento e toda a região de atuação.

E é exatamente por isso que nós sabemos que a escolha deste ponto é um passo tão importante, afinal, é o ponto comercial que ajudará a construir a imagem de sua empresa no ramo e fazer a sua empresa ser referência, não apenas por sua localização, mas pela importância dela naquele espaço, sendo útil para o lugar, acessível para o público-alvo, tendo alta demanda de seus produtos e/ou serviços e gerando mudanças no local.

Desse modo, a escolha certa do ponto comercial pode representar o sucesso do seu empreendimento, bem como a decisão errada pode ser o motivo do seu fracasso e por isso uma pesquisa profunda e a escolha criteriosa do ponto comercial são tão importantes.

O ideal é ser o mais assertivo possível, há alguns erros que são comuns e parecem até inofensivos, mas na verdade, podem ser fatais para o seu negócio. Para te ajudar, listamos alguns erros que você não pode cometer:

3 erros fatais na escolha de um ponto comercial

1- Considerar apenas o custo do aluguel

Um dos maiores erros dos empreendedores que estão buscando um ponto comercial é não avaliar os custos extras e os diversos fatores que derivam da escolha de um local.

É importante avaliar algumas características do local como por exemplo: o fluxo diário de pessoas que passam pelo local, como também o perfil delas, os estabelecimentos no entorno, os concorrentes, o poder aquisitivo dos moradores da região, etc.

Há vários fatores que devem ser considerados além do custo do aluguel e que podem ter impacto direto nos resultados do seu negócio. O empresário deve considerar todos e decidir sempre pelo melhor custo-benefício.

2- Tentar adaptar o negócio para o local escolhido

Iniciar um negócio em um ponto comercial que não é apropriado para seu negócio provavelmente o levará ao fracasso. É importante encontrar uma oportunidade diferente onde seu produto ou serviço seja perfeito para a situação.

O consultor de franquias da Rizzo Franchising Marcus Rizzo, diz que os empresários não devem se adaptar às oportunidades, mas encontrar oportunidades em situações adequadas. 

Não é todo lugar com oportunidades de negócios que é perfeito para o seu!

3- Ter poucas opções de pontos comerciais

Você deve escolher com muito cuidado onde abrir seu negócio. É importante ter sempre de três a cinco bons pontos comerciais em mente ao escolher por onde começar. 

​​Quanto menos opções tiver ao abrir seu negócio, menor será sua chance de sucesso, pois é aí que fica claro que faltou pesquisa e planejamento.

Agora que  você já sabe quais são os erros que jamais poderá cometer, é preciso ficar atento a alguns outros detalhes que farão toda a diferença na escolha do ponto comercial perfeito para sua empresa. 

Olha só essas dicas que preparamos para você:

5 dicas para escolher o ponto comercial perfeito

1- Observe a estrutura do imóvel

Um local mal estruturado não permite que todos os serviços que você planejou para seu negócio sejam oferecidos. Por isso, é importante fazer várias visitas no local, observando todos os detalhes da estrutura e questionando se aquele espaço consegue abrigar e oferecer com conforto todos os serviços que sua empresa oferece.

Uma outra dica importante é consultar arquiteto e engenheiro para saber as condições do espaço e como os móveis podem ser distribuídos de acordo com seu planejamento.

2- Evite locais com muita concorrência direta

A melhor maneira de fazer seu negócio se destacar é encontrar locais onde a concorrência é fraca. Certifique-se apenas de escolher um local com alto tráfego de pessoas e que elas sejam em grande parte seu público-alvo. 

Caso opte por um local com alta concorrência, tenha certeza de que seu produto é inovador o bastante para atrair o público e chamar a atenção ou que o local é característico do seu segmento, mas que não tenha muitas empresas oferecendo produtos e serviços similares.

3- Dê atenção a acessibilidade e visibilidade

Seu negócio deve estar localizado em uma área de fácil acesso para seu público-alvo, considerando fatores como a região e condições de mobilidade no entorno, estacionamento próprio ou ruas que permitam estacionar perto de você e facilidade de acesso na entrada.

Além disso, de atenção à visibilidade do local. Evite estar em frente a pontos de ônibus, locais nos últimos andares e sem saída. Prefira lugares no mesmo nível da rua, com grande visibilidade e facilidade de acesso.

4- Considere a região e seu potencial de crescimento

O crescimento da região afetará diretamente o seu empreendimento, por isso vale a pena fazer um estudo para entender o potencial de desenvolvimento do local. 

Estude a economia local e procure oportunidades para que seu negócio cresça;  saiba onde seu negócio pode se destacar e ao mesmo tempo contribuir para a área, desse modo, o crescimento será em conjunto, tornando seu negócio parte da história regional

5- Analise o fluxo de pessoas na área

Quanto mais pessoas circulando no entorno do seu empreendimento, maiores são as chances de encontrar clientes em potencial.

Portanto, é interessante avaliar o fluxo de pessoas na área e se elas correspondem ao seu público-alvo, os horários mais movimentados e até mesmo a existência de estabelecimentos que possam ser atraentes para a área, como por exemplo,  bancos, supermercados, comércio em geral e prestadores de serviços.

Conclusão

Agora você já sabe que a escolha de um ponto comercial é um processo complexo que requer um bom planejamento estratégico e estudos detalhados de vários fatores.

Para facilitar o processo, você pode contar conosco na Lidra Real.  Nós oferecemos ferramentas para te ajudar a encontrar o ponto ideal para o seu negócio!

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